Quando clientes sonham com um projeto residencial nem sempre incluem os detalhes dos lavabos e banheiros. Nós arquitetos estamos acostumados a ouvir apenas pedidos específicos como “sonho com uma ducha de teto” ou “sempre quis uma barra de toalha climatizada”. Então, cabe a nós ir além e entregar mais do que o cliente pediu para estes ambientes.
Em meus projetos tenho sempre em mente que o lavabo é uma extensão da área social da casa, que preserva a circulação da área íntima, atendendo tanto moradores como visitas. Por este motivo, ao projetar um lavabo, penso na personalização do ambiente, ousando em materiais diferenciados e criativos, prolongando visualmente a área social.
Quando o banheiro está situado no corredor íntimo e atende tanto os quartos quanto a área social, é possível trabalhar equilibrando ousadia e funcionalidade. Já no caso de banheiros privativos de suítes, as cores, temas, faixa etária, estilo do morador são determinantes ao projetar.
Sempre levo em consideração uma série de fatores ao projetar banheiros, por exemplo: a escolha das louças, metais e mobiliário, que exige cuidado e conhecimento técnico; do vaso sanitário (hidra, caixa acoplada, tipos de vedação de tampa, suspenso do chão, design lateral e tipos de louças); do chuveiro conforme a vazão da água, com ducha, de teto ou de parede, duplo ou individual, torneira com misturador ou monocomando; da ducha higiênica ou bidê, etc.
Além disto, a escolha de outros itens também proporcionam muita personalidade ao ambiente como os espelhos com ou sem desembaçadores, a barra de toalha climatizada, o piso aquecido, além, é claro, da escolha dos revestimentos que darão elegância e exclusividade ao ambiente.
Olhando para seu lavabo e banheiro você enxerga o estilo da sua residência? Consegue identificar a si mesmo e sua família? Caso a resposta seja não, é possível pensar em pequenas mudanças para trazer mais personalidade a estes ambientes. Deixe a criatividade fluir e busque o auxílio de um arquiteto para tornar seu novo sonho realidade.
Comments