De forma muito simples, escadas são definidas como uma série de degraus, compostos por materiais diversos, que conduzem a lugares altos e baixos e por onde, andando, se pode subir ou descer. Sim, escadas são isto, porém elas podem e devem ser pensadas como uma escultura para a edificação. Ela pode ser o ponto de interesse de um projeto de arquitetura, tornando-a única.
Seu design no modernismo é caracterizado por linhas limpas, minimalistas, formas geométricas puras e principalmente complementado pela ergonomia, proporcionada por uma boa largura dos degraus, que proporcionam conforto e segurança no deslocamento.
Outro fator que influencia no resultado do design é o empenho e a escolha dos materiais. Em meus projetos, emprego muito concreto, aço, ferro porque permitem projetos de engenharia diferenciados, assim como grandes balanços, vãos e ousadia.
Um conceito que vale a pena enfatizar sobre este assunto é a Promenade architectural. Este termo foi popularizado na França pelo arquiteto Le Corbusier, e foi especialmente utilizado na obra da Vila Savoye (marco da arquitetura modernista), cujo foco foi tornar a experiência de transitar pela edificação e chegar até o destino de forma dinâmica e com riqueza sensorial para os ocupantes e visitantes.
Em suma, acredito que pensar e projetar escadas com foco no seu design permite tornar o ato do deslocamento entre andares uma experiência única.
Commentaires